Cartilha do Empreendedor 2010 / Artigo Luciano Malpelli
Administrador de Empresas, Contador, Consultor Empresarial, Palestrante e Educador nas áreas de Gestão Empresarial, Empreendedorismo e Treinamentos.
segunda-feira, 20 de maio de 2013
domingo, 19 de maio de 2013
quinta-feira, 2 de maio de 2013
Como uma decisão mal elaborada pode prejudicar a imagem de uma empresa junto aos seus clientes!
Olá,
Aproveitei uma situação pessoal para identificar o cuidado que uma empresa, nacional ou multinacional, deve tomar para que sua imagem não seja atingida negativamente por uma decisão administrativa mal elaborada, como está ocorrendo com a empresa Lenovo Brasil, fabricante de computadores e equipamentos de alta tecnologia.
Segundo o site www.reclameaqui.com.br, considerado uma referencia em pesquisa de qualidade de prestação de serviços, esta empresa está classificada como 'Não recomendada'.
Isso devido à ausência de resposta objetiva e conclusiva por parte da reclamada.
Muito disso parece ter ocorrido, ou pelo menos contribuído quando decidiram por substituir completamente os contratos com as oficinas de assistências técnicas nos municípios, por técnicos independentes que vão até a residencia dos clientes reclamantes.
O erro gerencial, em nossa visão, é que há apenas o contato direto do cliente com o suporte técnico da Lenovo (0800).
Isso significa que os técnicos, que deveriam investir seu tempo no atendimento a soluções "técnicas", muitas vezes fáceis de solucionar por telefone, devem gastar muito de seu tempo recebendo e registrando reclamações dos usuários não atendidos pela equipe externa da área de assistência técnica.
Desta forma, ainda em nossa análise, há uma perda enorme e desvio do foco e competência de cada área.
A competência dos técnicos, (normalmente mais caros) deve estar sendo subutilizada e, enquanto atenderá a uma reclamação, deixará uma solução técnica para segundo plano com o cliente esperando e insatisfeito. Como acontece comigo neste momento!
Fica aqui a dica:
Empreendedores e Administradores: Muita atenção nas decisões onde envolvam os seus clientes, ou o retorno poderá não ser satisfatório.
Leiam minha saga pessoal no link abaixo, do site Reclame Aqui.
Grande Abraço,
Luciano Malpellihttp://www.reclameaqui.com.br/5247529/lenovo-tecnologia-brasil/lenovo-ideacenter-aio-b300-assistencia-tecnica-domiciliar-e/?utm_source=facebook&utm_medium=cpc&utm_campaign=facebook_fazer_reclamacao
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